Anunciados vencedores dos Prémios Gazeta
Foram anunciados, no passado dia 14 de Outubro, os vencedores da 39.ª edição dos Prémios Gazeta, noticia o Clube de Jornalistas (CJ), entidade promotora da iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Os galardões procuram reconhecer os melhores trabalhos de jornalismo em Portugal, sendo atribuídos prémios em várias categorias.
O prémio Gazeta de Mérito foi entregue a Maria Antónia Palla.
Nesta edição, excepcionalmente, foi atribuído um Gazeta Especial, que celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril e representa “uma homenagem aos jornalistas estrangeiros que então exerceram a sua actividade em Portugal”. O prémio foi entregue a Mário Dujisin, jornalista chileno “particularmente activo na cobertura da Revolução de Abril” e que fundou a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.
O Gazeta de Televisão foi atribuído a Miriam Alves, da SIC, pela reportagem “Vírus que tratam”. Marta Vidal, jornalista do Expresso, recebeu o Gazeta de Imprensa, pela reportagem “A liberdade, lá em cima: os pássaros de Gaza”. O Gazeta de Rádio foi para Filipe Santa-Bárbara, da TSF, pela série de investigaão “Violeta”. Os jornalistas Rui Pedro Antunes (texto) e João Porfírio (fotografia e vídeo), do Observador, receberam o Gazeta de Multimédia, pelo trabalho “Wagner. dentro da máquina de guerra de Putin”. O prémio Gazeta Revelação foi para Inês Loureiro Pinto, jornalista freelance com uma reportagem emitida na RTP2, “Natureza vs. luxo imobiliário”. Finalmente, o semanário A Voz de Trás-os-Montes recebeu o Gazeta de Imprensa Regional.
“O júri decidiu não atribuir nesta edição o Prémio Gazeta de Fotografia”, informa o CJ.