Sebastião Salgado morreu aos 81 anos
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado faleceu aos 81 anos. Referência da fotografia documental, atribuiu ao seu último grande trabalho o nome “Génesis”, que fez várias paragens em exposições por todo o mundo, incluindo em Portugal, corria o ano de 2015.
“Génesis” é composto por cerca de 250 fotografias e deu a conhecer a Natureza e os humanos que nela habitavam, alheios à existência da internet e das evoluções tecnológicas.
O projecto de Sebastião Salgado exigiu oito anos de trabalho, entre 2004 e 2011, e mais de 30 viagens por algumas das regiões mais remotas do planeta, como a Antártida, Galápagos, Amazónia ou Congo. O Observador relata que algumas expedições foram particularmente desafiantes, como na Etiópia, onde Salgado e a sua mulher, Lélia, percorreram a pé mais de 1000 quilómetros para aceder a tribos. “Gastei mais ou menos dois meses para fazer essa caminhada. Ao todo foram mais de 1000 quilómetros a pé, alugámos 18 jumentos para carregarem a carga”, contou o fotógrafo na inauguração da exposição em Lisboa.