RTP terminou 2023 com lucros a subir
O operador de serviço público de média português registou, em 2023, um resultado líquido positivo de 2,47 milhões de euros, anunciou a empresa na apresentação de resultados.
O valor é mais de três vezes superior aos 767 mil euros de lucros apresentados em 2022.
O EBITDA (lucros antes de juros, impoostos, depreciações e amortizações) foi de 17,7 milhões, um crescimento 38,7% relativamente ao ano anterior.
Quanto às receitas, a RTP arrecadou 235,1 milhões de euros, mais 2% do que em 2022. Do total, 190,1 milhões de euros dizem respeito a ganhos com a contribuição audiovisual, mais cinco milhões de euros (2,7%) do que no ano anterior, “variação esta justificada maioritariamente pelo aumento do número de consumidores de electricidade”, explica o relatório.
Os restantes 45 milhões de euros são relativos a receitas comerciais (publicidade líquida, distribuição e outros), menos 543 mil euros (1,2%), “explicado pelas vendas de direitos do Mundial de Futebol de 2022”.
No que diz respeito aos gastos, o valor total foi de 217,4 milhões de euros, 0,2% abaixo do ano anterior. O resultado deve-se essencialmente à redução de 6,8 milhões de euros com custos de grelha.
“Já os gastos com pessoal aumentaram 5,3 milhões de euros [para 96,7 milhões de euros] por força do aumento da tabela salarial verificado em 2023”, indica o documento. Os fornecimentos e serviços externos aumentaram 1,2 milhões de euros, para 38,4 milhões de euros.
A dívida bancária reduziu cerca de 15%, para 71,7 milhões de euros.
Finalmente, o capital próprio da RTP é negativo, na ordem dos 3,6 milhões de euros, tendo, apesar de tudo, apresentado uma melhoria de 3,1 milhões de euros, comparando com os 6,7 milhões de euros negativos de 2022.
Este é o 14.º ano consecutivo em que a RTP apresenta resultados líquidos positivos, sendo 2023 o ano com o resultado líquido mais elevado dos últimos oito anos, se não contarmos com 2020 (lucros na ordem dos 3,1 milhões de euros), em que os gastos foram mais baixos do que o normal por causa da pandemia, lembra o Meios & Publicidade.
(Créditos da fotografia: Site da RTP)