“Lisboa, Cultura e Media” apoiará 20 projectos editoriais
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou o programa Lisboa, Cultura e Media, dedicado a valorizar o sector dos media e a incentivar a produção e publicação de conteúdos relacionados com a cidade e a cultura, anunciou a autarquia.
O programa, que contará com edições anuais, consiste na atribuição de financiamento a projectos desenvolvidos numa de duas modalidades: “produção de conteúdos jornalísticos e respectiva publicação em órgão de comunicação social”, e “produção de conteúdos informativos e respectiva difusão em plataformas digitais”.
“As autarquias têm de estar na linha da frente no apoio ao jornalismo”, afirmou Carlos Moedas, presidente da CML, no momento da apresentação do programa, no dia 4 de Setembro, citado pelo Eco.
Os projectos candidatos têm de ser sobre Lisboa e precisam de ter necessariamente uma componente cultural.
Nesta primeira edição, serão atribuídos, no total, 200 mil euros e serão seleccionados 20 projectos, dez em cada modalidade, recebendo cada um dez mil euros.
O programa terá um júri externo e independente, não havendo qualquer intervenção editorial por parte do município, cita o Meios e Publicidade, sendo o júri da edição deste ano constituído por Miguel Esteves Cardoso, Paula Moura Pinheiro, Pedro Boucherie Mendes e Rosália Amorim.
Carlos Moedas explicou que o objectivo “é valorizar o jornalismo através dos jornalistas”, sublinhando que o prémio é, precisamente, atribuído aos profissionais e não aos órgãos de comunicação social.
Na mesma linha, Gonçalo Reis, administrador não-executivo da Lisboa Cultura (EGEAC) e ex-presidente da RTP referiu: “Não queremos ter meios preferidos, não queremos apoiar financeiramente, não queremos intervir em conteúdos editoriais ou dar preferência a reportagens fofinhas. Esses princípios de não-intervenção são essenciais quando se lida com um sector sensível como o da comunicação social”, cita o Eco.
O prazo para a entrega das candidaturas é 31 de Outubro de 2024 e os vencedores serão anunciados em Janeiro de 2025. Os prémios serão atribuídos em Março de 2025 e os projectos deverão estar concluídos no prazo de um ano, até 31 de Março de 2026.
No dia 15 de Outubro, haverá uma sessão de esclarecimento de dúvidas.
No site do anúncio do programa, são disponibilizados links para mais informações, designadamente perguntas frequentes, regulamento, formulário de candidatura, etc.
(Créditos da fotografia: página oficial de Facebook da Lisboa Cultura)