Portugueses não querem pagar por notícias “online”
O mais recente relatório do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber 2025) conclui que os portugueses continuam reticentes quando se trata de pagar por notícias online, sobretudo devido à percepção de fraca qualidade da informação disponível. Como explicou a autora do estudo à TSF, Catarina Meireles, embora haja “uma percentagem algo relevante de pessoas que estavam dispostas a pagar”, estas acabam por não o fazer por acharem “que não vale a pena, tendo em conta a qualidade da informação”.
O estudo mostra ainda que os meios de comunicação social não estão a explorar plenamente o potencial da internet para atrair e fidelizar novos públicos. Catarina Meireles sublinha que “a maior parte dos cibermeios continuam bastante dependentes da publicidade digital” e que são muito poucos os que oferecem conteúdos premium, ou seja, disponíveis apenas mediante subscrição.
Entre os dez canais televisivos analisados, apenas um apresenta conteúdo exclusivo pago. No caso das rádios, uma entre 102 adopta este modelo, e apenas 22 têm aplicações móveis activas.