“Polígrafo” e Gulbenkian em projecto educativo
O jornal Polígrafo e a Fundação Calouste Gulbenkian fazem chegar às escolas do país o projecto “Pinóquio na Escola”, uma iniciativa que procura sensibilizar os alunos do ensino secundário para a desinformação e incentivar o consumo de informação fidedigna.
O projecto prevê a realização de um roadshow educativo, entre Março e Abril, que vai passar por nove cidades do continente e ilhas. A iniciativa divide-se em dois momentos: primeiro, são promovidos workshops interactivos com o objectivo de ajudar alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no mundo digital; em segundo lugar, será realizado um concurso nacional direccionado para estudantes do ensino secundário. A ideia é criarem conteúdos originais e em diversos formatos para desmontar histórias enganosas no espaço público europeu.
As candidaturas para o concurso foram abertas no dia 18 de Março e continuarão disponíveis até 30 de Maio.
O projecto “Pinóquio na Escola” conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.