De acordo com o Eurobarómetro Youth Survey 2024, 49% dos jovens espanhóis entre os 16 e os 30 anos utilizam as redes sociais para se informarem, 7% acima da média da União Europeia (UE).  

Assim, as redes sociais ultrapassam as percentagens de jovens que se informam através da televisão (44% em Espanha e 39% na UE) e das plataformas de notícias online (20% em Espanha e 26% na UE). 

As redes sociais mais utilizadas para obter informações são o Instagram (51%), o TikTok (43%), o X (36%), o YouTube (32%) e o Facebook (11%). De um modo geral, as preferências dos jovens espanhóis estão em consonância com as dos restantes europeus, ainda que estes últimos dêem menos importância ao X

O Eurobarómetro Youth Survey questionou, também, os inquiridos sobre a exposição à desinformação e às notícias falsas nos sete dias anteriores à sondagem: 51% dos jovens espanhóis afirmaram ter tido essa experiência frequentemente ou muito frequentemente, apenas 10% relataram que nunca ou quase nunca, e 37% disseram ter tido essa experiência algumas vezes.