“El País”, “El Mundo” e “elDiario.es” aderiram à mais recente ferramenta do “Whatsapp” e lançaram canais na aplicação. 

A adesão integra parte dos esforços para se aproximarem das respectivas comunidades de leitores e se adaptarem à distribuição de notícias no ambiente digital actual. 

Um dos objectivos é oferecer actualizações em tempo real e conteúdo seleccionado pelas equipas editoriais para manter os seus seguidores informados.

O “El País” fornecerá resumos diários da informação mais vista e comentada, vídeos, áudios e actualizações sobre temas relevantes do momento, além de combater a desinformação através da verificação de “boatos”. Virais.

O “elDiario.es “segue um modelo de oferta de conteúdo semelhante, com a equipa editorial a seleccionar pessoalmente os temas-chave a serem partilhados no canal de informação, também focando na disseminação de informações precisas para combater a desinformação na plataforma.

O “El Mundo” promete aproximar informações dos seus leitores, oferecendo uma selecção diária de conteúdo na plataforma de mensagens. Quanto à privacidade, asseguram que não terão acesso aos dados dos utilizadores e que a estratégia será não invasiva, respeitando a privacidade.