Independente reaparece em formato digital
O Independente – semanário que esteve activo entre 1988 e 2006 – está prestes a ser relançado em formato digital, 18 anos após o seu desaparecimento. Inês Serra Lopes, a sua última directora, liderará o projecto, cujo lançamento está previsto para março.
O novo Independente terá como foco principal o vídeo e será direccionado, principalmente, para um público mais jovem, a partir da idade universitária, que geralmente não lê jornais.
A iniciativa será uma plataforma digital baseada em redes sociais, combinando artigos jornalísticos com rubricas, programas, jogos e formatos interactivos, todos apresentados em formato de vídeo. A intenção é atrair um público que consome informações em diferentes formatos e não está interessado na leitura tradicional de jornais. A equipa, que terá até seis elementos, incluirá jornalistas, produtores de conteúdos e um gabinete de investigação.
O projecto já está inscrito na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) desde 3 de janeiro, como uma publicação em suporte papel e online, sediada no Taguspark, em Oeiras, com Inês Serra Lopes registada como directora, proprietária e editora. O registo é provisório e não especifica o tipo de conteúdo ou a temática da publicação.