Imprensa reaparece em “desertos noticiosos”
A partir deste mês, os quatro concelhos que até agora não recebiam jornais vão passar a ter ponto de venda, anunciou no passado dia 30 de Outubro o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, citado pelo Eco.
Trata-se dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta (Bragança), Vimioso (Bragança), Alcoutim (Faro) e Marvão (Portalegre).
No caso de Freixo de Espada à Cinta, a vila vai também voltar a estar integrada na rota de distribuição de jornais da VASP, noticia o Jornal de Notícias (JN).
“O Executivo Autárquico encara esta medida como uma grande mais-valia para o concelho e para a população”, explicou fonte do município de Freixo de Espada à Cinta.
Quanto aos restantes três concelhos, “estamos a intervir também em matérias de distribuição”, afirmou Pedro Duarte.
A previsão é fazer um acordo com a VASP para garantir que todos os concelhos do país tenham distribuição de títulos editoriais “até ao final do ano”.
Esta lacuna está identificada no Plano de Acção para a Comunicação Social, anunciado pelo Governo no passado dia 8 de Outubro.
O “acordo prevê que o Governo assuma o custo da distribuição das publicações periódicas nos quatro concelhos suprarreferidos, até à plena execução da distribuição pelos operadores vencedores dos concursos” públicos que serão lançados nos próximos meses, refere o Plano de Acção.
(Créditos da imagem: RonPorter no Pixabay)