O Le Figaro explica que a empresa britânica de media Sky planeia cortar dois mil postos de trabalho e fechar três dos dez centros de atendimento no Reino Unido. A decisão faz parte de um plano de transformação e de um desejo de oferecer “um serviço ao cliente mais rápido, mais simples e mais digital”. 

A redução de cerca de dois mil postos de trabalho representa 7% dos efectivos do grupo, especializado na produção e difusão de televisão e propriedade da empresa americana Comcast, com 24 milhões de clientes em seis países europeus. “A empresa recebe actualmente 25 milhões de chamadas dos seus clientes europeus por ano, um número que deverá diminuir nos próximos anos” refere o Le Figaro

A Sky acredita que os clientes ainda preferem falar com um conselheiro por telefone caso tenham questões técnicas, mas optam por meios digitais para tarefas do dia a dia, como pagamentos e gestão de contratos. 

O Le Figaro indica também que a Sky planeia investir milhões num novo campus de atendimento ao cliente em Livingston, na Escócia, apesar de já ter anunciado a eliminação de mil postos de trabalho no Reino Unido, “ao mesmo tempo que a passagem dos serviços de satélite para o digital significa que necessita de menos técnicos especializados”.