O programa de financiamento Investigative Journalism for Europe (IJ4E) atribuiu 540 mil euros a 17 projectos transfronteiriços para investigação jornalística na Europa, anunciou o International Press Institute.

“O apoio permitirá que dezenas de jornalistas de 30 países europeus e não só unam forças para investigar assuntos de interesse público”, lê-se no anúncio.

Os projectos vencedores irão desenvolver investigações em áreas tão diversas quanto a inteligência artificial, a poluição ambiental e a resistência à sua regulação, as grandes indústrias farmacêuticas e os cuidados psiquiátricos.

Entre as investigações financiadas, encontra-se uma de iniciativa portuguesa, coordenada pela publicação digital Divergente, sobre as “verdadeiras causas dos grandes incêndios em Portugal e Espanha”.

A lista completa dos projectos seleccionados está disponível na página do anúncio.

Além do apoio financeiro, o programa disponibiliza, também, assistência jurídica, formação e oportunidades de networking.

A próxima ronda de candidaturas terá início no dia 2 de Setembro de 2024.

O programa, que vai agora na quinta edição, é financiado, em parte, pela Comissão Europeia e é gerido por um consórcio coordenado pelo International Press Institute (IPI).