Espanhóis consideram que a IA pode desinformar
A Asociación de la Prensa de Madrid partilhou o estudo Inteligência Artificial, realizado pelo Centro de Investigação Sociológica (CIS), que revela que mais de 80% da população espanhola concorda que a inteligência artificial (IA) “pode ser utilizada para espalhar desinformação e boatos” e que estas percentagens se verificam em todos os grupos etários (dos 18 aos 74 anos).
Embora existam algumas diferenças no grau de concordância, cerca de metade dos inquiridos em cada faixa etária diz “concordar muito” com este risco.
O estudo também questionou o grau de conhecimento e familiaridade com a IA e, numa escala de 1 a 10, apenas os inquiridos entre os 18 e os 34 anos obtiveram uma classificação superior a 5, enquanto a pontuação média desceu, com a idade, para 4.
O ChatGPT (41%) foi a ferramenta de IA mais utilizada no último ano, seguido do Copilot (15%), Gemini (11%) e Perplexity (2%). Entre os sentimentos suscitados pela inteligência artificial, 70% dos inquiridos sentem incerteza, seguida de preocupação, interesse e medo.