Uma das maiores e mais prestigiadas exposições dedicadas ao Cartoon a nível nacional, a Cartoon Xira, regressouo ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, até 4 de junho, para dar a conhecer os melhores cartoons no ano de 2022.

Esta é a 24.ª edição do evento, que reúne trabalhos de alguns dos maiores cartoonistas portugueses da actualidade e pode ser visitado, de terça-feira a domingo, das 15 às 19 horas, com entrada gratuita.

A exposição reúne cartoons de Pedro Silva, João Fazenda, André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e dos vila-franquenses Vasco Gargalo e António Antunes, que apresentam a sua visão dos principais acontecimentos do ano de 2022.

A Cartoon Xira 2023 tem, também, este ano, uma exposição paralela, que dá pelo nome de “50 Anos de Humor de Angeli”, pertencente a um convidado internacional, o cartoonista Arnaldo Angeli.

Arnaldo Angeli Filho, é brasileiro, com uma grande influência no mercado editorial do seu país de origem.

O convidado internacional tem um vasto currículo na área, é autor de vários livros e participou em vários festivais de banda desenhada na Europa, tendo visto os seus trabalhos publicados em revistas como, a italiana Linus, a espanhola El Vibora, a argentina Humor, e cá, também, no jornal Diário de Notícias. O cartoonista foi um dos 100 artistas mundiais homenageados pela Google, onde tem alguns dos seus trabalhos expostos, nomeadamente na interface gráfica das aplicações da empresa na internet.