Botão silenciador para jornalistas na Argentina
O porta-voz do presidente argentino Javier Milei anunciou recentemente que o governo está a estudar a implementação de um botão silenciador durante conferências de imprensa na sede do executivo.
Esta medida permitiria interromper jornalistas enquanto fazem perguntas, com o objectivo de evitar que os mesmos monopolizem a palavra, garantindo que outros colegas tenham a oportunidade de colocar questões. “Tantas perguntas fazem com que os próprios companheiros sintam que se lhes está a retirar espaço, lugar, pelo que me parece um recurso interessante”, disse o porta-voz.
Além disso, está a ser considerado que o voto popular possa escolher quais os jornalistas que devem participar nas conferências de imprensa. “Estamos a analisar e a pensar numa maneira para que as pessoas se sintam representadas, se sintam informadas e que [os jornalistas] possam sentir também que podem fazer um trabalho melhor para os seus meios e para as pessoas, porque não estão aqui por outra razão que não seja a que, do outro lado, há alguém que os lê ou escuta”, acrescentou.
Uma outra medida que está em cima da mesa é o acesso de youtubers e influencers às conferências.