Áudio de livro de Balsemão usa voz clonada em IA
O livro Memórias, de Francisco Pinto Balsemão, será publicado em versão áudio com recurso a uma clonagem da voz do autor gerada por inteligência artificial (IA), noticia o Meios & Publicidade (M&P).
Para o processo, Balsemão, fundador do Expresso e da SIC, gravou, com a sua própria voz, a leitura de algumas páginas do livro. A empresa de inovação Instinct, responsável pela produção da edição áudio do livro, utilizou essa amostra de som para clonar a voz do autor, utilizando-a depois para sonorizar a leitura da totalidade da obra.
O livro, que foi lançado em papel em 2021 pela Porto Editora, será agora reproduzido em podcast pelo Expresso em 24 episódios distribuídos por quatro temporadas. Os títulos dos capítulos serão lidos pela voz da jornalista Clara de Sousa, também clonada por IA.
“Utilizei o que se poderá chamar a minha inteligência natural para escrever as mais de mil páginas das minhas memórias. Achei que, para as ler para este novo podcast, já podia e devia contar com uma ajuda da inteligência artificial”, refere Francisco Pinto Balsemão.
O podcast estará disponível a partir de Janeiro de 2025.