Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Media

Global Media abandonou a rede Nónio

Os títulos do Global Media Group deixaram de integrar a rede Nónio, após criarem o seu próprio sistema de registo, de acordo com a “Meios e Publicidade”. Conforme apontou a mesma fonte, o Grupo liderado por Marco Galinha já começou a pedir aos leitores que fizessem um novo registo nos “sites”. Este novo registo permite identificar os assinantes, nos casos do “ Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e “O Jogo”, e, ainda, desbloquear os conteúdos dos outros “sites” do Grupo, como o “Dinheiro Vivo” ou a TSF, que não têm “paywall”. O NetAudience dá conta que, em Abril, as publicações da rede Nónio à época – incluindo os títulos da Media Capital, Global Media Group, Cofina e Renascença Multimédia, – registaram um alcance total de 5,3 milhões de leitores. Em particular, as publicações da Global Media obtiveram, no mais recente “ranking”, um alcance digital de 4 milhões e 157 mil pessoas. O Nónio pretende potenciar as receitas publicitárias no digital, ao recolher informações sobre o perfil dos leitores, através de um registo. Lançada no início de 2019, a iniciativa, coordenada pela Plataforma de Media Privados, contava, no arranque, com a participação dos grupos Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Renascença Multimédia e do jornal “Público”. O jornal da Sonaecom, no entanto, deixou o projecto no final daquele mesmo ano.
Junho 22
Partilhar:

Outras

Media

Como a plataforma Tribuna quer reinventar os “media” desportivos 

A Tribuna, uma editora desportiva originária da Bielorrússia e da Ucrânia, está a apostar numa estratégia de expansão com o objectivo de “reinventar os media“, desafiando os modelos...

Ler mais
Media

Substack como nova plataforma editorial 

Um artigo do Le Monde analisa o crescimento da plataforma Substack enquanto alternativa à imprensa tradicional, sobretudo entre jornalistas que procuram uma maior liberdade editorial. O texto deixa...

Ler mais
Tecnologia

ChatEurope: um chatbot dedicado às notícias europeias 

Um novo projecto europeu de comunicação foi recentemente lançado com o objectivo de aproximar os cidadãos dos temas relacionados com a União Europeia (UE). O ChatEurope consiste num chatbot...

Ler mais

+ Media

Media

O futuro do jornalismo ainda é uma grande incógnita…

Um novo artigo de Carlos Castilho para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa os desafios actuais do jornalismo no contexto da transição digital e propõe o jornalismo...

Ler mais
Media

Tribunal tenciona investigar insolvência da Trust in News

A situação da Trust in News (TiN) entrou numa nova fase após decisões recentes do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra, que procura agora averiguar as responsabilidades legais...

Ler mais
Media

Murdoch tem herdeiro no império dos “media”

Foi alcançado um acordo que confirma Lachlan Murdoch, o filho mais velho de Rupert Murdoch, como o herdeiro do controlo dos negócios da família, nomeadamente a News Corporation e a Fox...

Ler mais
Media

IA testada para potenciar o jornalismo local nos EUA 

Com apenas alguns jornalistas para cobrir as 169 cidades do estado de Connecticut, o Connecticut Mirror está a explorar como a inteligência artificial (IA) pode ser usada não para substituir, mas...

Ler mais
Media

A inteligência artificial arrisca facilitar conteúdos falsos

O responsável pelo departamento de tecnologia e jornalismo dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Vicente Berthier, considera que as actuais regras europeias sobre Inteligência Artificial (IA) são...

Ler mais
Media

O risco de o jornalismo se transformar em activismo político e desfigurar a informação

Um artigo do jornalista Francisco Sierra Hernando nos Cuadernos de Periodistas, editados pela APM – Asociación de la Prensa de Madrid – com a qual o CPI mantém uma parceria, argumenta...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos