O Clube
O regresso à “nova normalidade”
Terminada a pausa de Agosto, este site do CPI retoma a sua actividade e as actualizações diárias, num contacto regular que faz parte da rotina de consulta dos nossos associados e parceiros, e que tem vindo a atrair um confortável e crescente número de visitantes em Portugal e um pouco por todo o mundo, com relevo para os países lusófonos.
Sem prejuízo de algumas alterações de estrutura funcional , o site continuará acompanhar, a par e passo, as iniciativas do Clube, bem como o que de mais relevante ocorrer no País e fora dele em matéria de jornalismo, jornalistas e de liberdade de expressão.
Os media enfrentam uma situação complexa e, para muitos, não se adivinha um desfecho airoso.
O futuro dos media independentes está tingido de sombras. E o das associações independentes de jornalistas – como é o caso do Clube Português de Imprensa – não se antevê, também, isento de dificuldades, que saberemos vencer, como vencemos outras ao longo de quase quatro décadas de história, que se completam este ano.
Desde a sua fundação, em 1980, o CPI viveu exclusivamente com o apoio dos sócios, e de alguns mecenas que quiseram acompanhar os esforços do Clube, identificado com uma sólida profissão de fé em defesa do jornalismo e dos jornalistas.
Agosto 20
É um compromisso que não passa por alinhamentos nem por escolhas ideológicas, hoje tão em voga, à esquerda e à direita, quando se escamoteiam tantos atentados às liberdades.
Por isso, este site tem sido vítima frequente de ataques de “hackers”, numa tentativa de frustrarem ou dificultarem o acesso de associados e de outros frequentadores habituais. Estaremos atentos a essas tentativas de intrusão.
Com os escassos recursos de que dispomos, o que é comum, aliás, às associações do sector, mantemos a mesma determinação em seguir a linha traçada pelos fundadores do Clube, em homenagem à memória dos que nos deixaram e para orgulho dos que continuam a acreditar e a contribuir para este projecto.