Terminou o prazo de recepção dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído há um ano por iniciativa do jornal Tribuna de Macau, em parceria com o Clube Português de Imprensa, com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares e o apoio do JL – Jornal de Artes, Letras e Ideias.
Nesta segunda edição, o Prémio foi desdobrado em duas modalidades: uma aberta a textos originais, que passou a designar-se o Prémio Ensaio da Lusofonia; e outra que manteve o título de Prémio de Jornalismo da Lusofonia, destinado a textos já publicados, em suporte papel ou digital.
Preservou-se, ainda, o espírito original da iniciativa de distinguir trabalhos “no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de plataforma de ligação entre países de Língua Oficial Portuguesa”.
Adiante-se, desde já, que o concurso obteve uma excelente afluência de trabalhos candidatos aos Prémios. O Júri, presidido por Dinis de Abreu, integra José Rocha Diniz, pelo Jornal Tribuna de Macau, José Carlos de Vasconcelos, pelo “JL”, Carlos Magno, pela Fundação Jorge Álvares, e , ainda, José António Silva Pires, pelo CPI.
A reunião deliberativa do Júri ocorrerá em meados deste mês, realizando-se em Macau a cerimónia solene da entrega dos Prémios aos vencedores no dia 31 de Outubro, com a presença do General Garcia Leandro, presidente da Fundação Jorge Álvares.