Fundo europeu com 4,8 milhões para os media e informação
Uma dessas áreas, que incide nas pesquisas sobre dinâmicas de desinformação, tem como objectivo “colmatar as actuais lacunas de evidência sobre as motivações, agentes e estratégias da desinformação na Europa e melhorar a compreensão do fenómeno, também na vertente do seu impacto nas audiências europeias”.
O concurso pretende apoiar projectos que “se debrucem sobre as dinâmicas e as características das campanhas de desinformação que afectam o público europeu”. As candidaturas devem ser feitas através de projectos com uma duração máxima de nove meses, sendo atribuído um valor máximo de 150 mil euros por projecto.
Na área de investigação sobre o ecossistema de informação, a Orientação Científica do European Digital Media Observatory (EDMO) estabelece várias áreas possíveis em função das “especificidades das áreas geográficas visadas”, sendo que estes projectos podem ser financiados com uma bolsa até 400 mil euros e duração máxima de 18 meses.
Já na área dedicada à “literacia mediática” e de informação para maior resiliência social, o apoio a atribuir destina-se a projectos executados até 18 meses e com um valor máximo de 400 mil euros, e visam iniciativas que “capacitem os cidadãos – seja em termos de pensamento crítico, de avaliação da fiabilidade da informação, de compreensão dos mecanismos que moldam as interacções online e da importância de uma participação responsável no discurso público”.
Até ao próximo dia 28 decorre ainda um quarto concurso, focado em projectos de verificação de factos na Europa.