Fundador de start-up jornalística canadiana faz a sua autocritica …
Os cortes levantaram questões importantes sobre o futuro da empresa e sobre os modelos alternativos de jornalismo experimental.
Com publicações mais antigas a atravessar dificuldades em todo o mundo, apareceram inúmeras startups com a esperança de aproveitar essa oportunidade para encontrar a fórmula certa para reinventar o jornalismo.
No Verão passado, a Overstory, pediu um financiamento substancial, de milhões de dólares, para expandir a sua operação para pequenas e médias cidades norte-americanas.
No entanto, desde o seu lançamento, em 2021, a empresa ficou muito aquém das suas ambicionadas metas. Com o crescimento a desacelerar nos últimos meses, a Overstory começou a cortar empregos. O corte mais profundo ocorreu no início de Fevereiro no Capital Daily.
A publicação, com sede em Victoria, era repetidamente considerada como exemplo de uma empresa premiada e lucrativa.
No meio da deterioração das contas, o Grupo foi apanhado numa batalha ainda maior sobre o futuro das suas operações. Os executivos decidiram dar prioridade a artigos diários mais curtos e frequentes, enquanto, os colaboradores favoreciam a escolha de artigos de investigação mais longos e demorados.
“Sabemos que o boletim diário é a parte mais lucrativa da operação, e estávamos dispostos a seguir com a ideia de peças mais curtas, rápidas e reactivas”, disse Jimmy Thomson, o ex-editor administrativo do Capital Daily, também demitido. “Mas sentimos que a nossa comunidade precisa e valoriza os trabalhos mais desenvolvidos. Isso é o que realmente gostamos de fazer”, declarou.
As demissões transformaram-se, rapidamente, numa disputa pública mais ampla, depois dos co-fundadores da empresa postarem uma série de tweets sobre a indústria do jornalismo, desvalorizando os seus funcionários.
O co-fundador Andrew Wilkinson, twittou que os executivos eram “culpados por serem excessivamente optimistas” nos seus objectivos e afirmou: "Não são uma brincadeira, as notícias são difíceis”.
Farhan Mohamed, CEO da Overstory provocou indignação quando twittou: “Muitos jornalistas não entendem nada de negócios. Mas o pior é que não se importam nada com isso”. Mais tarde, pediu desculpa aos colaboradores pelos seus comentários e afirmou “que as últimas semanas foram as piores da sua carreira”.
“Talvez tenhamos subestimado este negócio e o quão difícil ele realmente é. Achei que seria mais fácil, pensei que seria muito mais simples do que realmente foi. Fizemos algumas grandes apostas, e muitas delas não valeram a pena”, afirmou o CEO.