“OpenAI” aposta em aliança com o jornalismo local

A OpenAI, empresa detentora do famoso ChatGPT e uma das líderes em inteligência artificial (IA) generativa, estabeleceu uma aliança estratégica com o American Journalism Project (AJP), que visa explorar como as ferramentas de IA podem apoiar e aperfeiçoar o trabalho jornalístico ao nível local. O negócio está avaliado em 5 milhões de dólares.
Como parte desta colaboração, a OpenAI irá disponibilizar um “estúdio de IA”, que vai monitorizar as aplicações de inteligência artificial nas redacções dos media locais. Adicionalmente, a OpenAI irá oferecer outros 5 milhões de dólares em créditos em API (conjuntos de ferramentas, definições e protocolos para a criação de aplicações de software) ao AJP e à sua rede de meios de comunicação associados, permitindo-lhes que acedam às ferramentas de IA da OpenAI, donde se destaca o GPT-4, um modelo de linguagem multimodal.
Sarabeth Berman, CEO da AJP, expressou a sua satisfação relativamente a esta aliança: “Nestes primeiros dias de IA generativa, temos a oportunidade de garantir que as organizações de notícias locais e as suas comunidades participem na configuração e nas suas implicações. Com esta parceria, o nosso objectivo é promover formas sobre as quais a IA pode melhorar, em vez de prejudicar, o jornalismo."
O acordo com a AJP é o mais recente de uma série de colaborações que a OpenAI tem estabelecido com entidades do sector dos media. Recentemente, foi anunciada uma parceria com a Associated Press (AP), que irá permitir que a OpenAI aceda a parte do vasto arquivo de texto da AP, enquanto a AP poderá usar as ferramentas da OpenAI para “examinar possíveis casos de uso em produtos e serviços de notícias", revelou Kristin Heitmann, vice-presidente sénior e directora de receitas da AP.
Estes movimentos da OpenAI não estão isentos de controvérsia. A empresa está a ser criticada pelas suas práticas de recolha de dados e pela potencial proliferação de desinformação. A Federal Trade Commission (FTC) dos EUA lançou uma investigação sobre a OpenAI, para entender melhor como é que os seus modelos de IA são formados e desenvolvidos.
Por seu lado, associações de editores de vários países já exigiram compensações financeiras de empresas de IA generativa pelo uso não autorizado de conteúdo jornalístico para treinar a IA.