No seguimento do encontro de jornalismo de dados NICAR 2024, a Global Investigative Journalism Network (GIJN) fez uma lista de algumas ferramentas que foram mais comentadas e que estão disponíveis online, podendo ser usadas pelos repórteres nos seus trabalhos de investigação.

Neste caso, são recursos dedicados ao fact-checking, à segurança dos jornalistas e ao resumo de informação complexa. Nas próximas semanas, a GIJN irá publicar mais artigos para apresentar outros recursos partilhados no NICAR 2024.

Ferramentas do Google para imagens

• About this image

Esta funcionalidade permite verificar a história geral de uma imagens em poucos segundos.

Quando se selecciona uma imagem no Google Images, clicando nos três pontos verticais no topo direito da imagem, aparece a opção “About this image” (“Acerca desta imagem”, na versão portuguesa).

A ferramenta fornece informação sobre quando a imagem terá sido publicada pela primeira vez e em que páginas a imagem aparece.

• Fact Check Explorer

Neste motor de pesquisa da Google é possível procurar imagens e afirmações cuja veracidade possa ter sido sujeita a verificação.

Nos resultados, aparecem as várias entradas sobre o assunto, com links para as entidades que fizeram a verificação dos factos (e respectivos textos).

Protecção contra riscos e ameaças

• Dangerzone

Esta ferramenta foi criada pela Fundação Freedom of the Press e “limpa” dados maliciosos que possam estar associados a documentos electrónicos.

O Dangerzone faz uma cópia do documento, excluindo possíveis bugs e convertendo o ficheiro num PDF seguro.

A Fundação Freedom of the Press criou esta ferramenta para filtrar eventuais riscos de documentos partilhados por denunciantes ou mesmo por pessoas mal-intencionadas que enviem informações para jornalistas.

Este mecanismo não está preparado para responder a todas as possíveis ameaças de segurança, tais como marcas disfarçadas nos próprios documentos que possam pôr em causa a confidencialidade e o anonimato das fontes.

• PrivacyParty app

Esta aplicação, criada pela Block Party, verifica as definições de segurança de uma pessoa nas suas redes sociais e faz recomendações para aumentar a privacidade.

Para usar esta ferramenta, é preciso criar uma conta, fazer o download da extensão no browser e escolher as plataformas a que se quer aplicar as definições. Actualmente, funciona no Facebook, LinkedIn, X, Strava, Instagram e Reddit.

Cuidados destes são cada vez mais necessários, dada a crescente tendência para o uso de dados pessoais (texto e imagem) para fins de assédio, ameaças e ataques contra jornalistas.

Resumos de informação complexa

• Perplexity AI

Esta ferramenta, que já tem sido comparada ao chatGPT, disponibiliza respostas concisas e sistematizadas para perguntas complexas. Além disso, sugere fontes de consulta adicionais e perguntas de aprofundamento.

Embora seja necessário verificar as informações devolvidas pelo sistema, este chatbot faz um resumo introdutório de temas muito abrangentes — por exemplo, “como funciona o tráfico de madeira na Amazónia?”, cita o artigo —, tornando mais fácil a orientação da pesquisa subsequente.

Jeremy Caplan, professor na Graduate School of Journalism da City Universtiy of New York, recomenda o uso do Perplexity AI como forma rápida e eficaz de iniciar o trabalho em assuntos intrincados.

(Créditos da fotografia: Burst no Unsplash)