Um jornal estatal chinês expressou preocupação com a crescente “moda e a bolha de mercado” que existe em torno da tecnologia da Inteligência Artificial (IA), incluindo chatbots inteligentes como o ChatGPT da OpenAI, informou o South China Morning Post (SCMP). O artigo foi publicado pelo Economic Daily, um jornal supervisionado pelo departamento de propaganda do Partido Comunista Chinês.

O aviso do Economic Daily sugere que o mercado actual de tecnologia de IA pode estar a ser muito empolado e precisa de regulamentação para evitar possíveis riscos económicos. O artigo destaca o popular chatbot, ChatGPT, que ganhou uma atenção generalizada pela sua capacidade de gerar respostas de texto semelhantes às humanas, usando algoritmos de aprendizagem.

Embora reconheça os benefícios potenciais da tecnologia de IA, o jornal pede cautela contra o exagero excessivo e as expectativas irrealistas que podem levar a uma "bolha" no sector. Essa cautela é particularmente relevante, dada a pressão do governo chinês para estabelecer uma posição dominante no desenvolvimento de IA.

A Reuters também informou que a Associação de Pagamentos e Compensações da China, administrada pelo banco central do país, alertou contra o uso de ferramentas de IA, mencionando o ChatGPT e citando o potencial de riscos existentes, como a fuga de dados transfronteiriços. A associação enfatizou a necessidade de os colaboradores que trabalham nos sectores de pagamentos, aderirem às leis e regulamentos, quando usarem essas ferramentas, e evitar a partilha de informações confidenciais relacionadas à China e ao sector financeiro.

O chatbot da OpenAI é proibido para os utilizadores na China. No entanto, muitas empresas chinesas estão ansiosas para integrar essa tecnologia nos seus produtos e desenvolver soluções concorrentes, diz a Reuters. Embora a criação de contas OpenAI não seja possível para residentes chineses, alguns encontraram maneiras de aceder ao chatbot usando VPNs e números de telefone estrangeiros para contornar as restrições. Como resultado, há um interesse significativo na tecnologia de IA na China, apesar do seu acesso restrito.

Empresas de tecnologia chinesas como Baidu e Alibaba estão a tentar desenvolver rapidamente os seus próprios chatbots de IA, para responder à crescente procura da tecnologia da IA.