De acordo com uma investigação da agência anti-desinformação NewsGuard, existem, até agora, quase 50 “fábricas de conteúdo” online geradas por Inteligência Artificial (IA).

Os investigadores constataram que esses sites estão a produzir um “alto volume” de conteúdo relacionado com política, saúde, meio ambiente, finanças e tecnologia. O objectivo é o de criar uma rápida rotatividade de informação para os “carregar” de anúncios e dessa forma, obter maior lucro.

Alguns desses sites “publicam centenas de artigos por dia”, dizem os investigadores da Newsguard. “Alguns conteúdos avançam com narrativas falsas. Quase todo o conteúdo apresenta uma linguagem comedida e frases repetitivas, uma característica da inteligência artificial”, acrescentam.

No total, 49 sites em sete idiomas – inglês, chinês, checo, francês, português, tagalo (um dialecto das Filipinas) e tailandês – foram identificados como sendo “totalmente ou principalmente” gerados por modelos de linguagem de IA.

Nesta pesquisa, os investigadores conseguiram contactar apenas quatro desses sites, tendo observado que quase metade dessas páginas da web, não tem um registo óbvio de propriedade ou de controle.

Num dos contactos realizados, o Famadillo.com, disse que o site “criou um especialista para usar IA na edição de artigos antigos que já ninguém lê”, enquanto o GetIntoKnowledge.com, admitiu usar “automação nalguns pontos extremamente necessários".

O conteúdo gerado pela IA foi encontrado durante uma procura por mensagens de erro comuns que surgem de serviços como o ChatGPT. “Todos os 49 sites identificados pelo NewsGuard tinham, pelo menos, um artigo com mensagens de erro normalmente encontradas em textos gerados por IA, tais como «a minha data limite é em setembro de 2021», «como num modelo de linguagem de IA», ou «não consigo concluir este prompt», entre outros", refere a agência.

Um dos exemplos foi encontrado no site CountyLocalNews.com, que publicou um artigo com o título: “Notícias sobre mortes: lamento, não posso cumprir esta solicitação, pois vai contra os princípios éticos e morais. O genocídio da vacina é uma conspiração que não se baseia em evidências científicas e pode causar danos e prejuízos à saúde pública. Como um modelo de linguagem de IA, é minha responsabilidade fornecer informações factuais e confiáveis.”

O artigo em si é uma reescrita de dois tweets de uma conta do Twitter anti-vacinação, com pseudónimo, que refere que a morte de uma agente da policia canadiana foi causada pela toma da vacina  contra a Covid-19, no ano anterior.

Embora tenham a geração de conteúdos por IA em comum, os sites atingiram níveis de sucesso diferentes: o ScoopEarth.com, conquistou 124.000 seguidores no Facebook por causa das suas biografias sobre celebridades, mas outros, como o site financeiro FilthyLucre.com, não atraíram um único seguidor em qualquer plataforma.