Como um jornal usou a IA para mapear as suas histórias
O The City, site dedicado a notícias sobre a cidade de Nova Iorque, usou a inteligência artificial (IA) para identificar a distribuição geográfica das histórias publicadas. O resultado é um mapa que ajuda a perceber se a equipa tem conseguido cumprir o seu objectivo de diversidade geográfica na cobertura dos bairros da cidade, conta o jornal no seu site.
“A missão do The City é servir toda a população de Nova Iorque — toda a gente nas cinco divisões administrativas e em todos os seus numerosos bairros. Mas será que o fazemos?”, foi a pergunta que deu início ao projecto de mapeamento das notícias, começa por contar Tazbia Fatima, elemento da equipa do The City que explora formas de usar a IA para a construção de produtos noticiosos. “Não havia uma maneira fácil e quantitativa de saber se estávamos a atingir os nossos objetivos, ou até a mover-nos na direcção certa”, continua Tazbia Fatima.
Quando, no ano passado, receberam um arquivo com todos os artigos publicados desde a fundação do site, decidiram fazer a experiência de mapear as histórias. Eram 4159 artigos, publicados entre Abril de 2019 e Setembro de 2023. Para isso, recorreram à ajuda da IA.
“Pedimos ao ChatGPT, da OpenAI, que lesse todos os ficheiros com as nossas histórias e nos dissesse em que local cada história se tinha passado”, explica Tazbia, acrescentando que esta era também uma oportunidade para testar as potencialidades das ferramentas de IA para o trabalho na redacção.
“Numa altura em que o jornalismo considera a IA como um potencial substituto para a redução de custos em reportagens produzidas por seres humanos, nós, como redacção sem fins lucrativos, olhamos para as tecnologias como um meio de cumprir a nossa missão: a IA generativa pode ajudar o The City a construir ferramentas, como este mapa, que nos permitem responder melhor às comunidades que servimos”, partilha Tazbia Fatima.
O ChatGPT conseguiu fazer a ligação correcta entre muitas das histórias e os bairros a que estas diziam respeito, no entanto, alguns dos resultados devolvidos pelo sistema não estavam certos e outros eram difíceis de entender. Todo o processo até à criação do mapa final envolveu, por isso, também o recurso a outras ferramentas, incluindo a verificação humana de alguns dados, com vista a chegar a resultados fidedignos e organizados de forma metódica.
“A boa notícia é que, de acordo com a análise da IA, parece que fazemos efectivamente uma cobertura alargada da nossa cidade e não nos limitamos apenas a bairros prósperos, que tendem a receber mais atenção mediática”, declara Tazbia.
Alyssa Katz, editora executiva do The City e membro da equipa desde a sua fundação, acrescenta: “É muito forte ver os nossos artigos mapeados pela cidade de Nova Iorque, um registo visual das comunidades a que temos conseguido chegar, bem como dos locais onde temos de fazer mais trabalho”.
O mapa que resultou desta experiência pode ser encontrado no site do jornal. No artigo, Tazbia Fatima descreve, ainda, em pormenor os procedimentos que foram adoptados ao longo do processo, para que outras redacções possam usar este trabalho para desenvolver novos projectos.
(Créditos da imagem: captura de ecrã do mapa criado pelo The City)