“Chatbot” “Bard” chega a Portugal

O Bard, um chatbot criado pela Google, já está disponível em Portugal. A ferramenta de Inteligência Artificial IA), surge como concorrente do ChatGPT, um programa lançado pela empresa OpenAI, e inclui a possibilidade de personalizar respostas e adicionar imagens aos comandos.
O Bard surgiu primeiro noutros países, mas só agora ficou disponível ao público na União Europeia, onde as regras de protecção de dados são mais apertadas. Neste momento, o programa está disponível em 40 idiomas, incluindo português.
Os programas como o ChatGPT e o Bard estão ligados a modelos que foram “treinados” recorrendo a quantidades gigantes de dados, incluindo conteúdos que se encontram na internet. Estas ferramentas conseguem gerar conteúdos que se assemelham aos produzidos pelos humanos.
No entanto, o Bard ainda se encontra em fase experimental, alerta a Google. “Chamo-me Bard, o seu ajudante criativo e útil. Tenho limitações e nem sempre acerto, mas o seu feedback ajuda-me a melhorar”, diz o chatbot no início da conversa.
Portanto, o “Bard poderá ocasionalmente fazer declarações imprecisas em resposta a comandos do utilizador", refere a Google.
O “Bard é uma ferramenta poderosa que ainda está em desenvolvimento. No entanto, tem o potencial de ser uma ferramenta muito útil para uma variedade de tarefas”, explica o chatbot, se perguntarmos “o que é o Bard?”. Este novo chatbot “pode responder a perguntas, gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e muito mais”, explica.
Uma das funcionalidades do Bard inclui ajustar as respostas do chatbot. Ou seja, estão disponíveis cinco opções de resposta, entre simples, longas, curtas, profissionais e casuais. Outro recurso é a possibilidade de juntar imagens aos comandos. “Quer o utilizador queira mais informações sobre uma imagem ou precise de inspiração para o texto da imagem — por exemplo, uma nota de agradecimento sobre um presente –, é agora possível carregar imagens com comandos (prompts) e o Bard analisa a foto para ajudar”, informa a Google. Contudo, estas funcionalidades ainda só estão disponíveis em inglês.
Os chatbots, como o ChatGPT, já são utilizados, no dia-a-dia, por milhões de pessoas, incluindo para fins profissionais, onde esta tendência tem causado tanto surpresa, quanto preocupação, como é o caso do sector dos media.