Através do recurso a técnicas avançadas de machine learning os editores destes dois jornais britânicos procuram compreender os desejos e as necessidades dos seus leitores, oferecendo-lhes conteúdos adequados para que eles permençam como assinantes.

Segundo o site Digiday, a News UK, a empresa detentora destes dois títulos, desenvolveu um algoritmo, que é conhecido internamente com o nome James, que automaticamente selecciona para os assinantes os conteúdos mais relevantes para cada um, com critérios baseados nos seus hábitos de leitura, e isto ao longo dos períodos do dia em que visitam os sites respectivos, variando a tipologia dos artigos com a hora a que são sugeridos.

Este algoritmo permite também adequar as newsletters que os assinantes subscreveram de acordo com as suas preferências. Um ano após ter sido introduzido James conseguiu que menos 49% dos assinantes cancelassem as suas assinaturas.

A maior dificulade das empresas de media hoje em dia, afirma o responsável pelas relações com os leitores, Mike Migliore, é conseguir estabelecer relações com alguém que não se conhece, com quem nunca se falou, ganhando a sua confiança e conseguindo obter resultados em quantidade e em qualidade.

Na realidade os dois títulos têm novos assinantes todos os dias e manter a ligação com eles é fundamentalç para o siucersso comercial da acção – e o James tem sido absolutamente crucial em relação a isso, diz o mesmo responsável à Digiday.

Enquanto um leitor prefere estar a ler artigos mais longos durante duas horas algumas vezes por semana e outro pode ligar-se várias vezes por dia, em períodos de cinco minutos cada e sem o recurso a Inteligência Artificial não é possível ter um conhecimento aprofundado do universo e dos hábitos, sublinha Migliore.

Segundo a News UK os assinantes digitais dos seus títulos geram mil milhões de dados diariamente e o algoritmo inteligente analisa esta informação para conseguir disponibilizar o conteúdo certo no momento certo do dia aos assinantes.

No seu processo evolutivo o James foi alimentado por uma amostragem de 117 mil assinantes e leitores, representativa em termos de segmentações demográficas.

Durante algum tempo James enviou emails diários a esta amostragem, para conhecer melhor os seus hábitos e foi assim que conseguiu aperfeiçoar a selecção de propostas de leitura que oferece.

Durante o ano de testes 70% das pessoas interagiam com os emails enviados e apenas 15% os rejeitavam – e a maior parte destes eram já leitores fiéis com os seus hábitos estabelecidos e que não queriam alterações.

 

 ( Texto publicado originalmente no suplemento “Dinheiro  Vivo” do DN )