O que aconteceu em 2017? E o que podemos esperar de 2018?
O número de smart TV’s em utilização está em expansão e este ano deverá levar novo incremento com as campanhas que os fabricantes realizarão por ocasião do Mundial de futebol. Com uma smart TV basta ter internet para se poder ter um enorme conjunto de conteúdos nesses televisores, mesmo em Portugal, sem ter nenhum pacote de canais de qualquer operador.
Tudo isto explica que a audiência e as receitas publicitárias dos canais generalistas estejam a baixar. No cabo as audiências não sobem ao mesmo ritmo da queda dos generalistas, mas as receitas publicitárias vão aumentando. Com o país cablado a 92% dos lares, com 3,8 milhões de casas a subscreverem pay tv, estamos perante uma quase saturação do mercado. Portanto o mais natural será que os serviços de streaming e over the top tv comecem a crescer, roubando clientes aos distribuidores de payTV como já acontece de forma evidente nalguns países.
Tudo isto reforça a convicção de que o digital não é um meio e sim um canal de distribuição onde vários conteúdos se cruzam – notícias, filmes, séries, mas também informação nos seus vários formatos. O próprio conceito de informação escrita está a ser alterado porque cada vez mais peças de jornais digitais têm conteúdos de video fortes.
Esta tendência vai crescer – os dispositivos móveis, smartphones e tablets, têm cada vez maior capacidade e processadores mais rápidos, o que facilita o visionamento de videos e de conteúdos mais pesados.
Com os dispositivos móveis no centro do consumo de informação e de conteúdos recreativos, o papel destes aparelhos na comunicação publicitária ganha relevo - através de soluções baseadas em inteligência artificial, que monitorizam os hábitos dos consumidores, assim como no crescente mercado que aproveita as possibilidades de geolocalização – impactando as pessoas de determinada zona ou região, cada vez com um grau de precisão maior.
Inteligência artificial e geolocalização são duas das tendências que vão dominar a comunicação publicitária digital este ano.
(texto publicado originalmente no suplemento “Dinheiro Vivo” do DN)