Se eles não estão nos canais generalistas e muitas vezes também já não estão  no cabo, onde podem ser impactados com publicidade se os canais premium de streaming estão fechados a anúncios?

 

Esta questão condiciona tudo e é determinante para que uma parte cada vez maior dos orçamentos publicitários das marcas vá fugindo para fora da televisão, sobretudo se a medição de audiências ficar envolvida em polémica e aparentar ser pouco credível.

 

À medida que os problemas de medição de audiência da televisão tradicional se avolumarem o perigo aumenta – sobretudo quando conjugado com movimentos de aumento de preço da publicidade por parte dos principais operadores.

 

Por isso a tendência do aumento da procura dos outdoors, a estabilidade da rádio e as novas alternativas e soluções permanentemente introduzidas no digital são relevantes.

 

Há ainda um factor adicional: cada vez mais investimento é canalizado para acções especiais – conferências, eventos, festivais, etc. Este é outro sector que cresce e ao qual muitos publishers já estão a dar importância, e que escapam às formas tradicionais de medição de audiência.