O News Now, novo canal de informação da Medialivre, foi apresentado oficialmente no dia 3 de Maio no espaço dos seus futuros estúdios, na sede do Grupo, e será inaugurado no próximo dia 17 de Junho, passando a ocupar a posição 9 na grelha da Meo, Nos e Vodafone.

Irá concorrer directamente com a SIC Notícias e a CNN Portugal no segmento dos canais de informação. Paulo Oliveira Lima será o director-executivo do canal.

O Grupo, de que fazem parte títulos como o Jornal de Negócios, Correio da Manhã, Record e a revista Sábado, já contava com a CMTV no seu portefólio.

Os dois canais, embora concorrentes, são “destinados a públicos distintos e diferenciados”, disse Carlos Rodrigues, director-geral editorial da Medialivre, cita o Meios & Publicidade (M&P), à margem da apresentação do News Now.

“Este projecto foi pensado para um público que não se revê na actual oferta televisiva” e que “há muito abandonou esta forma de se manter informado”, referiu Luís Santana, CEO da Medialivre. Paulo Oliveira Lima reforçou esta ideia dizendo que “o segredo é a alma do negócio, mas podem ter a certeza de que não vamos fazer como os outros”.

“Vamos baixar a temperatura emocional do debate público e do debate político, porque na verdade transformar estes debates em debate de futebol é um mau caminho”, defendeu Carlos Rodrigues, citado pelo Eco.

Além disso, o canal garante que os noticiários “serão à hora certa”. “Vamos combater aquela pequena competição que há entre os canais de começarem a antecipar os horários dos noticiários”, acrescentou o director-geral.

Para a equipa, foram contratados 59 profissionais, entre jornalistas e técnicos.

O canal procurará explorar sinergias com outros títulos de informação do Grupo. O Jornal de Negócios terá um programa diário e a Sábado contará com três programas na grelha televisiva.

Quanto aos espaços de opinião, “vamos fugir aos ‘tudólogos’, comentadores que falam sobre tudo, um conceito que está cada vez mais degradado nas televisões”, referiu Carlos Rodrigues. "Vamos ter personalidades relevantes na sociedade nacional" e as "análises serão feitas por especialistas que têm realmente conhecimento" sobre as matérias.

O painel de comentadores contará com nomes como António Costa, Fernando Medina, Pedro Santana Lopes, Rui Rio, Américo Aguiar, Graça Freitas, João Cotrim de Figueiredo e Hugo Soares.

Finalmente, Carlos Rodrigues omitiu valores do investimento no novo canal, mas assegura que a expectativa é de que venha a ser rentável “muito rapidamente”, cita o Eco.

(Artigo actualizado no dia 17 de Maio)