Radio Free Asia fecha em Hong Kong vítima da lei de segurança
A Radio Free Asia (RFA), estação de rádio noticiosa financiada pelos EUA, encerrou os seus escritórios em Hong Kong no final do passado mês de Março, noticiou a NPR, rádio pública norte-americana.
“Já não temos profissionais a tempo inteiro em Hong Kong e fechámos os nossos escritórios físicos”, anunciou Bay Fang, presidente da RFA, em comunicado oficial.
Ainda assim, a rádio “irá manter o seu registo oficial”. Bay Fang, dirigindo-se ao seu público “em Hong Kong e na China continental, que confia no jornalismo actual e sem censura", declarou: “Podem ter a certeza, a nossa programação e conteúdo continuarão sem interrupções”, pode ler-se no comunicado.
A decisão do fecho das operações em Hong Kong surge numa altura em que foi aprovado o chamado Artigo 23, no âmbito da lei de segurança nacional. “Acções das autoridades de Hong Kong, incluindo a referência à RFA como ‘força estrangeira’, levantam sérias questões sobre a possibilidade de trabalharmos em segurança”, explica Bay Fang.
O Artigo 23 foi aprovado por unanimidade pelos governantes de Hong Kong, apoiados pelo poder central de Pequim, e chega como uma actualização da lei de segurança nacional, em vigor desde 2020.
A nova lei prevê penas mais pesadas, incluindo prisão perpétua, por crimes de traição, espionagem ou interferência externa, explica o The Guardian.
Nos últimos anos, Hong Kong assistiu ao fecho de pelo menos dois jornais, ambos assumindo uma posição pró-democracia. O Apple Daily fechou em Junho de 2021, depois de serem feitas rusgas à redacção. Jimmy Lai, proprietário do jornal e magnata empreendedor que tem sido crítico do regime chinês, está detido desde 2020, acusado de conspiração e conluio com forças estrangeiras. Em Dezembro de 2021, foi a vez de Stand News encerrar, tendo sido detidos elementos da chefia editorial.
A RFA é financiada pelo Congresso norte-americano, tem operação em seis países asiáticos “cujos governos proibem o acesso a imprensa livre”, pode ler-se num documento informativo oficial da rádio. A RFA começou a funcionar em Hong Kong desde 1996, um ano antes da passagem do território das mãos do Reino Unido para a China.
(Créditos da fotografia: Austin Distel no Unsplash)