A publicação The Mill foi lançada em 2020, em Manchester, como projecto jornalístico local. Actualmente, tem edição em quatro cidades do Reino Unido, conta com 100 mil assinantes e é 100% sustentável, noticia o The Fix.

O objectivo de Joshi Herrman, único jornalista do projecto à data da sua fundação, era criar uma publicação jornalística de elevada qualidade sobre Manchester recorrendo a um modelo de negócio diferente do das grandes empresas de média.

A visão deste jornalista, que já tinha passado por outras grandes redacções, era enviar newsletters noticiosas que captassem a atenção dos leitores, a ponto de estes partilharem com outras pessoas e começarem a pagar por conteúdo exclusivo.

Na primeira edição, Herrman enviou a newsletter para apenas 23 pessoas. Ao fim de um ano e meio, a publicação já era completamente sustentável só com as assinaturas pagas pelos leitores.

Um dos segredos do sucesso, revela Herrman, é a aposta na qualidade, mais do que na quantidade.

“As empresas de média que se dedicam a um mercado de escala estão essencialmente preocupadas com o número de visualizações de página, não têm muita atenção a cada artigo”, disse o jornalista ao The Fix. “O meu conceito era ter um número reduzido de artigos, mas elevada qualidade”, acrescentou. 

O “toque pessoal” é outro dos ingredientes especiais para o criador do projecto. Isso implica evitar a publicidade comercial (Herrman aposta na publicidade boca-a-boca), dar a conhecer os elementos da equipa e partilhar histórias pessoais quando tal é pertinente.

É preciso “falares de ti e dos teus repórteres aos leitores. As pessoas gostam muito de saber quem somos. Os leitores gostam de sentir que conhecem quem está a escrever para eles”, explicou o criador do projecto, justificando que as newsletters por vezes incluem breves informações sobre as férias ou os passatempos da equipa. 

O sucesso da publicação tem atraído muita atenção no sector. “Há muita gente no jornalismo que quer ver as notícias locais a ter sucesso” e quer perceber que modelos de negócio estão a funcionar, afirma Herrman.

Hoje, o jornal tem edição em Manchester, Birmingham, Liverpool e Sheffield, e chega a 100 mil pessoas, das quais sete mil pagam assinatura. O custo da assinatura varia de cidade para cidade, indo de 7 libras até 8,9 libras (8,20 euros a 10,40 euros, aproximadamente.)

A equipa conta com 12 elementos fixos e uma rede de contribuidores em regime livre.

Apesar das limitações, Joshi Herrman encoraja as organizações de média a apostar na auto-sustentabilidade dos seus projectos e a pensar nesse modelo desde o início.

(Crédito da fotografia: site do The Mill)

(Crédito da imagem: página oficial de Facebook do The Mill)