O jornal britânico The Guardian anunciou o lançamento de uma nova edição digital focada na Europa, para o próximo outono de 2023, reforçando a sua cobertura com a criação de novas posições editoriais.

Esta será a quinta edição do jornal, e a primeira a ser lançada desde 2015, juntando-se às edições do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e da edição internacional.

A incorporação de dez novos perfis editoriais irá ampliar a rede de correspondentes do The Guardian na Europa. Entre estes, encontram-se um correspondente escandinavo, vários novos editores, um correspondente de assuntos comunitários e repórteres especializados em meio ambiente, cultura e desporto, além de colunistas conhecidos.

Lizzy Davies foi nomeada editora de notícias europeias, dirigindo, assim, a cobertura de notícias e actualidade do The Guardian na Europa. Harry Borg, Alessia Manzoni e Lucy Campbell juntam-se à equipa de editores digitais, cuidando da página principal da nova edição europeia do The Guardian. Kirsty McEwen será a editora digital adjunta.

Miranda Bryant irá ampliar a cobertura geográfica do The Guardian na Europa no seu novo papel como correspondente escandinava, cobrindo a Noruega, Suécia e Dinamarca. Ashifa Kassam assumirá o papel de correspondente de assuntos comunitários para a Europa, relatando as experiências sociais, políticas e económicas de várias comunidades no continente. A sua posição baseia-se nas suas passagens anteriores como correspondente do Guardian no Canadá e em Espanha.

Ajit Niranjan irá ingressar como correspondente do meio ambiente para a Europa do The Guardian, com base entre Bruxelas e Berlim, e cobrirá a crise climática e natural, política verde e clima extremo na UE. Philip Oltermann irá assumir o cargo de editor de cultura para a Europa, enquanto Nick Ames irá expandir o seu campo de acção como correspondente desportivo europeu.

Katharine Viner, editora-chefe do Guardian News & Media, salientou que "o The Guardian sempre esteve profundamente empenhado em cobrir a Europa" e que com esta iniciativa pretende "dobrar o seu compromisso com a Europa, expandindo ainda mais a sua cobertura, com jornalistas talentosos, e anunciando uma nova edição digital dedicada aos leitores europeus.”

A executiva-chefe do Guardian News & Media, Anna Bateson, também destacou o crescente interesse dos leitores europeus no jornal britânico e as ambiciosas intenções da organização em atrair mais leitores e anunciantes.

A audiência europeia do The Guardian é a terceira maior depois do Reino Unido e dos Estados Unidos.