As revistas noticiosas semanais francesas L'Obs e Marianne iniciarão um processo de revitalização no dia 21 de Março, para enfrentar os desafios do mercado, noticia o Le Monde.

A quebras gerais na circulação, de acordo com a Alliance pour les Chiffres de la Presse, têm afectado também estas revistas noticiosas, mas as publicações querem manter-se relevantes. A L'Obs (que teve uma queda de 7,36% em 2023) adoptará novamente o nome Le Nouvel Obs, além de renovar o seu logótipo e o site, enquanto a Marianne (quebra de 1,33%) vai alterar a sua fórmula, fazendo uma redução significativa na edição.

Embora tenha sido rentável em 2021 e 2022, a L'Obs voltou a registar prejuízos em 2023, com uma perda operacional de 1,9 milhões de euros, para a qual contribuiu o aumento do preço do papel e da energia.

A directora editorial da L'Obs, Cécile Prieur, prefere destacar que a publicação continua a ser a segunda maior "newsmag" em França, com uma circulação de 190 mil cópias, incluindo 120 mil assinantes da versão impressa e 20 mil da versão digital, ficando apenas atrás do Le Point.

A mudança de nome, bem recebida internamente, representa a "culminação de um processo de reafirmação da marca", afirma Prieur, citada pelo Le Monde.

A reformulação visa focar em temas sociais "de maneira menos ansiogénica". "O jornal deve ser a antítese do ambiente de pessimismo, favorecendo o debate sobre a controvérsia", espera Prieur.

Em Novembro, a revista, fundada por Claude Perdriel e Jean Daniel, comemora o seu 60.º aniversário.

(Imagem: Captura de ecrã do site L’Obs)