“We’ve Been Here Before” (“Já Estivemos Aqui”, numa tradução livre). É este o mote escolhido pela Columbia Journalism Review (CJR) para a sua edição especial de preparação para as eleições presidenciais de Novembro nos Estados Unidos.

“É mais um período eleitoral, e temos recandidaturas”, arranca assim o texto introdutório, que descreve a turbulência do contexto social, político e mediático em que irá acontecer a corrida à Casa Branca.

Num conjunto de mais de dez artigos, a revista procura oferecer aos profissionais de média uma oportunidade para aprofundarem a sua visão sobre os temas que irão afectar a forma como fazem a cobertura política durante os próximos meses.

Estes são alguns dos artigos que se podem encontrar nesta edição especial:

  • Repeating Ourselves”, uma nota editorial sobre “o déjà vu e a indiferença das eleições de 2024”.
  • The Least Important Election of a Lifetime”, a repetição das campanhas e a apatia do público.
  • Bad TV”, sobre a cobertura televisiva do Trump, “Conseguirão [as televisões] fazer melhor?”
  • A Respectful Mirror”, nos estados em que os resultados são mais incertos (“purple states”), os editores precisam de reflectir bem sobre a sua forma de comunicar — relatar factos ou agradar aos leitores?
  • Let’s Try This Again”, um artigo de análise sobre as aprendizagens do passado relativamente à desinformação, plataformas sociais e repressão eleitoral. “Os jornalistas têm [muito] trabalho pela frente”.

A CJR é uma revista norte-americana de referência dirigida a jornalistas profissionais e publicada pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia desde 1961.

(Créditos da imagem: Captura de ecrã do site da CJR)