Redacções “obrigadas” a usar Inteligência Artificial…

O CEO do Grupo de media alemão BurdaForward, Oliver Eckert, afirma que os meios de comunicação que não adoptarem a Inteligência Artificial (IA) rapidamente, vão ter dificuldades para sobreviver.
Eckert estima que dentro de dois anos, a maior parte do conteúdo da internet vai ser criada por máquinas, crê que esta tecnologia diminui as barreiras de entrada no sector e alerta os media para que não cedam os seus dados ao Google ou ao Facebook.
Recorde-se que, recentemente, uma investigação da NewsGuard revelou que as ferramentas de IA estão a ser usadas para criar “fábricas de conteúdo” de baixa qualidade e em grande escala, com enormes ofertas de artigos, para optimizar a receita de anúncios.
A Inteligência Artificial generativa, cuja era foi lançada com o ChatGPT, seguida de uma grande variedade de ferramentas semelhantes, está a ganhar forma em todos os meios de comunicação, transformando-se numa panóplia de aplicações.
O semanário The Economist acaba de publicar um primeiro panorama das inovações nos media através de ferramentas de Inteligência Artificial.
David Caswell, da BBC News, diz que o jornalismo vai mudar mais nos próximos três anos do que nos últimos 30 anos. Em vez de um único texto da notícia, será gerada "uma espécie de sopa" de diferentes versões para diferentes públicos.
À medida que a IA melhora, ela assume funções mais criativas e o seu uso nas redacções começa a ser uma realidade.
Na Reuters, as máquinas procuram padrões em grandes conjuntos de dados, examinando as redes sociais, à procura de notícias e eventos.
A empresa britânica Radar AI, uma joint venture da Press Association e da Urbs Media, analisa dados, e a partir deles cria artigos para ajudar jornalistas “em horas, não em dias ou semanas”, diz na sua página, na internet.
Já o grupo norueguês, Schibsted, lançou uma ferramenta de IA para transformar artigos longos em conteúdos curtos para a rede Snapchat.
Outro exemplo da utilização desta nova tecnologia é a que se refere a vários meios de comunicação alemães, que já moderam os comentários online com a ajuda da IA.