Proposta de fusão do Scottish Times e do Sunday Times
As redacções do Times e do Sunday Times, partilham actualmente algumas editorias, incluindo viagens, propriedades e desportos, e têm jornalistas que trabalham em ambos os títulos. No entanto, a mudança para uma operação de sete dias na Escócia pode marcar a maior fusão de ambas até o momento, revelou o Press Gazette.
Um porta-voz do Times Media, afirmou que “no momento, estamos em conversações com as equipas editoriais do Times Scotland e do Sunday Times Scotland, sobre a criação de uma operação de sete dias, produzindo um pacote mais rico e valioso para os assinantes que permita publicar nos momentos mais apropriados ao longo da semana.”
O porta-voz recusou-se a comentar sobre possíveis perdas de empregos editoriais, mas uma consulta está em andamento.
Actualmente, o Times Scotland e o Sunday Times Scotland têm dois editores separados, Magnus Llewellin e Jason Allardyce. Não está claro se os dois terão que competir pelo lugar na nova operação.
Os últimos dados publicados mostram que da circulação de 365.880 exemplares do Times, sendo 8% foi na Escócia. Cerca de 7% da circulação de 647.622 exemplares do The Sunday Times, veio também da Escócia.
O Times e o Sunday Times, constituíam uma mesma propriedade desde a década de 1960, sob Lord Thomson. O governo de Margaret Thatcher, optou por não encaminhar a aquisição dos títulos por Rupert Murdoch à Comissão de Monopólios e Fusões, com a condição de que fossem mantidos como entidades separadas e editorialmente independentes. O News UK, nomeou o vice-editor do Sunday Times, Ben Taylor, como editor do jornal no mês passado, após a saída de Emma Tucker para editar o Wall Street Journal, propriedade de Murdoch. O editor do Times, Tony Gallagher, assumiu o seu cargo em Setembro, após a saída do editor de longa data John Witherow