A SembraMedia, em colaboração com várias organizações de imprensa europeias, lançou um projecto de investigação sobre a sustentabilidade, inovação e impacto dos media nativo-digitais, com o nome de Projecto Oasis, segundo uma notícia avançada pela Associação de Imprensa de Madrid, com a qual o CPI mantém uma parceria.

Na realização do projecto, estiveram envolvidos 34 investigadores, que estudaram os media de mais de 40 países. Este novo directório independente de media nativo-digital, bem como o relatório que compila os resultados da pesquisa, já estão disponíveis.

Através do trabalho realizado, foi criado um directório com 540 perfis de media nativo-digitais. As organizações incluídas neste estudo variam em dimensão, desde pequenas iniciativas, com equipas lideradas por voluntários, até a grandes startups multiplataforma, com mais de dez milhões de euros de receitas anuais.

A SembraMedia, que é constituída por uma equipa de jornalistas, empresários, professores e consultores da América Latina, Espanha, Estados Unidos e Canadá, representa uma comunidade com mais de mil empreendedores na área dos media digitais.

O projecto teve a colaboração do European Journalism Centre (EJC), Google News Initiative (GNI), International Media Support (IMS), Media and Journalism Research Centre (MJRC) e Global Forum for Media Development (GFMD)

Além do directório foi, também, elaborado um relatório com as tendências e dados sobre a sustentabilidade, tipos de cobertura mediática, team building, inovação e liberdade de imprensa em toda a Europa. O resumo de todo o trabalho, assim como os resumos relativos a cada país, serão traduzidos para mais de 30 idiomas até ao final de maio.

Nos principais dados do relatório, verifica-se que mais de 85% dos media digitais afirmam que as questões da sociedade e dos direitos humanos são áreas-chave na sua cobertura, incluindo questões relacionadas à migração, refugiados, género e feminismo.

Ao examinar o equilíbrio de género dos fundadores de media deste directório, constata-se que 58% são mulheres.

O relatório nota que os media que têm um profissional dedicado a vendas ou ao desenvolvimento de negócio, têm uma receita média anual de cerca de 598 mil euros, enquanto os media que não têm colaboradores a trabalhar nesta área, têm uma receita média anual de mais de 95 mil euros.

Segundo os dados apurados observou-se, ainda, que nos meios de comunicação com fins lucrativos, as principais fontes de receita são a publicidade, as assinaturas nos sites e as doações, enquanto os media digitais sem fins lucrativos, têm como principais fontes de receita os subsídios, as doações individuais e as filiações.

Quanto ao Projecto Oasis, Janine Warner, co-fundadora e CEO da SembraMedia referiu: “fomos inspirados pela inovação, determinação e cobertura noticiosa premiada nos media nativo-digitais em toda a Europa. Como aprendemos com projectos de pesquisa semelhantes noutras partes do mundo, lançar uma luz sobre os tipos de media que aparecem no nosso novo directório do Projeto Oasis, pode ajudar os seus líderes a aprender uns com os outros e a obter uma maior visibilidade e reconhecimento das organizações que podem dar um suporte vital ao que precisam e merecem".

Para aceder ao directório e ao relatório do Projecto Oasis, siga o link: https://projectoasiseurope.com/