Projecto Argentino contra a desinformação
A Reverso, um projecto colaborativo que reúne mais de 100 meios de comunicação da Argentina, decidiu renovar o seu compromisso na luta contra a desinformação, no processo eleitoral que o país viverá nos próximos meses.
As empresas Meta, Google e TikTok apoiam esta iniciativa. O compromisso das plataformas com a Reverso, inclui a redução do alcance sobre histórias sinalizadas como falsas e a notificação aos utilizadores quando tentarem partilhar esse conteúdo.
O projecto, promovido pela agência de notícias France-Presse (AFP) e pela organização de verificação Chequeado, dedica-se a desacreditar a desinformação que circula nas redes sociais durante as eleições.
A aliança, que estreou nas eleições de 2019, tem como objectivo produzir e divulgar artigos e peças audiovisuais que desmantelem as “farsas” eleitorais.
María Lorente, directora regional da AFP para a América Latina, e Pablo M. Fernández, director executivo da Chequeado, expressaram o seu entusiasmo em promover novamente este projecto e contribuir para elevar a qualidade do processo eleitoral, fornecendo informações verificadas.
Os membros da Reverso comprometem-se a divulgar o conteúdo gerado, sem fazer alterações ou edições e a actualizar ou corrigir as notas publicadas, caso a aliança descubra que contêm elementos de desinformação.
Além disso, a Reverso irá oferecer formação a jornalistas de todo o país, sobre técnicas de monitorização e verificação de notícias.
O conteúdo criado em conjunto, pela AFP Factual (um departamento da AFP) e Chequeado, será publicado no site www.reversoar.com, de junho a dezembro de 2023.