Partidos pedem comissão parlamentar de inquérito à Global Media
Já deram entrada no Parlamento os pedidos de comissão de inquérito à Global Media submetidos pelo Bloco de Esquerda (BE) e pelo PAN, noticia o Público.
Tanto o BE, que apresentou o seu pedido no dia 27 de Março, como o PAN, cujo pedido deu entrada no dia 5 de Abril, requereram “a constituição imediata e obrigatória” de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para examinar a situação do Global Media Group (GMG).
Os partidos querem averiguar “a actuação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social [ERC] relativamente ao processo de alteração da propriedade” do GMG envolvendo o World Opportunity Fund, fundo de investimento a que a ERC retirou os direitos patrimoniais e de voto por falta de transparência.
Além disso, os deputados pretendem avaliar “os actos de gestão do grupo, presentes ou passados, que sejam relevantes para a actual situação de instabilidade vivida” pelo Grupo, na formulação do pedido do BE, bem como o “não-concluído processo de compra pelo Estado das participações do Global Media Group e da Páginas Civilizadas na Lusa”, lê-se no requerimento do PAN.
O PAN considera que está “em causa um caso em que se revelaram inúmeros riscos para o pluralismo de informação, o direito fundamental à liberdade de informação e à liberdade de imprensa”, pelo que o assunto revela “interesse público relevante para o exercício das atribuições da Assembleia da República”.
Segundo o site do Parlamento, ambos os pedidos serão apreciados no dia 19 de Abril.
(Créditos da imagem: Captura de ecrã do edifício da Global Media no Google Maps)