Nova plataforma de “streaming” nos EUA só dedicada ao desporto
As três grandes empresas norte-americanas Fox Corporation, ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), da The Walt Disney Company, e Warner Bros. Discovery vão-se juntar para criar uma nova plataforma de streaming só dedicada ao desporto, anunciaram em comunicado.
Os assinantes deste novo serviço terão acesso à programação desportiva de todos os canais das três empresas, que detêm os direitos de transmissão nos EUA de grande parte das competições desportivas.
No seu conjunto, a oferta incluirá, entre outros desportos, o Campeonato do Mundo de Futebol, NFL, NBA, Major League Baseball, Wimbledon, US Open, Australian Open, Fórmula 1, UFC, golfe e ciclismo.
O lançamento do serviço deverá acontecer este Outono, e será destinado apenas ao mercado norte-americano. Ainda não é conhecido o valor pelo qual o serviço estará disponível.
Este serviço será disponibilizado numa nova aplicação, com marca própria. Está em cima da mesa também a possibilidade de os clientes adquirirem o serviço como parte do pacote de outras plataformas, como a Disney+, Hulu ou Max.
“O lançamento deste novo serviço de streaming desportivo é um momento significativo para a Disney e a ESPN, uma grande vitória para os fãs de desporto e um importante passo em frente para a indústria dos media”, declarou o CEO da Disney, Bob Iger, citado no comunicado emitido pelas empresas.
A criação desta plataforma tem como objectivo captar o público mais jovem, que tem vindo a substituir a televisão tradicional pelos serviços de streaming, bem com os fãs de desporto, que muitas vezes precisam de pagar várias subscrições para conseguir acompanhar diferentes competições.
Para David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, este novo serviço desportivo é um exemplo da capacidade que a indústria tem de “impulsionar a inovação e oferecer aos consumidores mais opções, diversão e valor”, cita o comunicado.
O negócio, no qual as três empresas parceiras terão igual participação, surge numa altura em que os valores dos direitos de transmissão desportivos têm estado a aumentar, pelo que este serviço cria uma forma de rentabilizar estes custos.
(Créditos fotografia: Unsplash)