“News Now” como novo canal temático de informação
A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social publicou, no dia 17 de Abril, o seu parecer favorável para a criação do News Now, o novo canal de televisão da Medialivre.
O pedido de autorização foi entregue no dia 16 de Fevereiro, nessa altura com a designação “Canal9”, no entanto, a 12 de Abril, a Medialivre solicitou a alteração do título.
A ERC deliberou, assim, “autorizar a actividade de televisão através do serviço de programas temático de cobertura nacional e acesso não condicionado com assinatura, denominado News Now, nos termos requeridos pela Medialivre”, Grupo que detém o Correio da Manhã, a revista Sábado, a TV Guia, o jornal Record e a CMTV.
“O News Now pretende posicionar-se num segmento informativo, para ‘reforçar a informação de qualidade e de referência para os públicos mais qualificados, colocando o foco principal da grelha noticiosa nas temáticas políticas, económicas, nos grandes desafios da civilização, como o aquecimento global ou a inteligência artificial, na informação internacional, em particular a relacionada com o espaço europeu’”, pode ler-se no texto da deliberação.
A Medialivre afirma que, com este novo canal, procurará atingir “novas audiências, nomeadamente nos segmentos premium e mais jovens” e recorrerá “aos mais sofisticados meios para chegar a um consumidor exigente e global, unido pela língua portuguesa”, nomeadamente tecnologias “como voice search ou a realidade aumentada”, diz também o texto.
Segundo o documento, o projecto “prevê a criação de um total de 58 novos postos de trabalho”, dos quais “26 integrarão a área editorial e 32 integrarão áreas técnicas e de apoio”. A responsabilidade da programação e informação ficará nas mãos do director-geral Carlos Rodrigues.
O novo canal contará, ainda, com um “núcleo de comentadores”, entre os quais o ex-primeiro-ministro António Costa e o cardeal Américo Aguiar, tal como noticiado recentemente. O nome de António Costa foi avançado por Marques Mendes no seu espaço de comentário ao Domingo na SIC, tendo depois sido confirmado, pelo Observador, o nome do bispo de Setúbal e ex-presidente do Grupo Renascença.
Judite Sousa, ex-jornalista da CNN Portugal e ex-diretora-adjunta de informação da RTP e da TVI, é outra das figuras que poderá vir a integrar a nova equipa, embora o seu nome ainda não seja certo.
Embora ainda não exista data conhecida para o lançamento do novo canal, este poderá acontecer ainda antes do Verão, avança o Eco.
(Créditos da fotografia: Sam McGhee no Unsplash)