A Microsoft apresentou recentemente o Microsoft Journalism Hub, um centro de recursos criado para interligar a comunidade jornalística e o uso de ferramentas, tecnologia, serviços e programas de parceiros desenhados para atender às suas necessidades comerciais. Segundo a empresa, este lançamento visa apoiar o jornalismo independente, essencial para a democracia, bem como a protecção dos direitos fundamentais das pessoas.

A iniciativa da Microsoft está centrada em três compromissos: reconstruir a capacidade dos ecossistemas locais de notícias, restaurar a confiança nas notícias e reduzir os riscos legais e cibernéticos para os jornalistas. Com o aumento do autoritarismo e das ameaças digitais, legais e físicas dirigidas aos jornalistas, esta plataforma procura responder aos desafios que se colocam à indústria dos media.

O Microsoft Journalism Hub segue o plano da Microsoft de construir um Media Viability Accelerator, em parceria com a Internews e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Esta plataforma ajudará os media a serem mais sustentáveis financeiramente, acedendo ao conhecimento e soluções de mercado.

Para reconstruir a capacidade dos ecossistemas de notícias locais, o Microsoft Journalism Hub oferece o acesso a ferramentas como o Microsoft 365 para Jornalistas e formação gratuita em visualização de dados e inteligência artificial. Além disso, fornece soluções gratuitas de tecnologia e software, através de várias ofertas na sua página, sem fins lucrativos.

Para restaurar a confiança nas notícias, o Hub inclui ferramentas criadas para ajudar os jornalistas a reconquistar a confiança dos leitores. Os editores podem aceder às ferramentas de indicadores de confiança, através de parceiros, como é o caso do programa NewsGuard e Journalist Trust Initiative, dos Repórteres Sem Fronteiras.

O Hub também aborda a redução de riscos legais e cibernéticos, oferecendo informações no AccountGuard for Journalists e suporte jurídico gratuito, através do ProJourn e do programa Thompson Reuters Foundation Trust Law.

A Microsoft também anunciou a sua colaboração com a Nota, uma empresa de inteligência artificial que agiliza o processo de publicação, e com o Kyiv Independent, um meio de comunicação ucraniano que relata a guerra na região.

Para mais informações, siga este link: https://www.microsoft.com/en-us/corporate-responsibility/journalism-hub