Grupo Media Capital passou de prejuízos a lucros em 2023
A Media Capital registou 319 mil euros de lucro no ano passado, noticia o Jornal de Negócios. No ano anterior, o Grupo tinha tido prejuízos na ordem dos 12,1 milhões de euros.
"No ano de 2023, o grupo Media Capital atingiu um resultado líquido positivo de 0,3 milhões de euros, representando uma franca recuperação face aos resultados negativos registados nos anos anteriores”, pode ler-se num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No total, os rendimentos operacionais do Grupo atingiram os 150,9 milhões de euros, “cerca de 1% acima do registado no ano anterior”.
Apesar de os rendimentos da publicidade terem registado uma queda de 4%, “decorrente da redução registada no mercado publicitário na televisão de canal aberto", ficando nos 98,7 milhões de euros, os “Outros Rendimentos Operacionais” subiram 11% para 52,2 milhões de euros, "resultado do desempenho no segmento de produção audiovisual e na venda de conteúdos".
Os rendimentos na produção audiovisual subiram 25% para 39,9 milhões de euros, "essencialmente motivada pelo início da produção de séries em parceria com a Prime Video". Neste segmento, o “EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] ajustado cifrou-se em 1,7 milhões de euros, registando um aumento de 1,4 milhões de euros face ao ano anterior”, lê-se no comunicado.
“Os gastos operacionais excluídos de amortizações e depreciações apresentaram um decréscimo de 7%”, quase 10 milhões de euros, passando para 141,6 milhões de euros, resultado de uma “política exaustiva de racionalização de gastos”, indica o Grupo que detém a TVI, a CNN Portugal, o Maisfutebol, a Plural Entertainment, entre outras marcas.
Olhando para a frente, o Grupo afirma que “há um imperativo futuro que mobiliza toda a organização: procurar novas fontes de receita”. “O ano de 2024 exige um olhar crítico à evolução das tendências e do próprio mercado”, diz o comunicado, em jeito de conclusão.