Os podcasts de notícias têm maior probabilidade de incluir convidados do que os podcasts não noticiosos, mostra um novo estudo do Pew Research Center sobre os podcasts norte-americanos de 2022.

Dos podcasts mais populares desse ano (os mais ouvidos no Spotify e Apple Podcasts), 15% eram de notícias, de acordo com dados do Pew Research Center do ano passado.

A grande maioria dos podcasts de natureza noticiosa (89%) teve convidados em pelo menos um episódio. Já os podcasts que não são focados em notícias tiveram convidados em 74% dos episódios.

Dos podcasts de notícias que incluíram convidados, cerca de 13% fê-lo “quase sempre” (em mais de 90% dos episódios). Um terço incluiu convidados “regularmente” (entre 50% e 90% dos episódios), e 45% tiveram convidados “ocasionalmente” (em menos de 50% dos episódios).

Um formato típico dos podcasts de notícias é o jornalista anfitrião chamar um jornalista convidado, muitas vezes colega da redacção, para desenvolver um tema, descreve o NiemanLab. Dois exemplos disso em Portugal são o “Expresso da Manhã”, do Expresso, e a “História do Dia”, do Observador.

O estudo do Pew Research Center apresenta mais alguns dados gerais sobre a participação de convidados em podcasts, independentemente de serem de notícias ou não:

  • “76% dos podcasts mais ouvidos trouxeram pelo menos um convidado em 2022”, refere o centro de estudos.
  • Em relação ao tópico abordado, os podcasts desportivos são os que incluem convidados mais vezes: 100% tiveram convidados em pelo menos num episódio.
  • O assunto “política” é aquele que tem uma percentagem mais elevada de podcasts “quase sempre” com convidados (16%).
  • Os chamados podcasts de “true crime” são aqueles que trazem menos convidados — apenas 56% tiveram convidados em pelo menos um episódio.
  • A maioria dos convidados (78%) só aparece uma vez. Nos 22% que aparecem mais de uma vez, 12% correspondem a convidados que aparecem em vários podcasts e 10% àqueles que aparecem mais de uma vez num só podcast.

Os podcasts são um formato em contínuo crescimento desde 2013, apontam dados de Junho de 2023 do Pew Research Center.

(Créditos fotografia: Unsplash)