Le Monde promove Festival Internacional de Jornalismo
Os próprios meios de comunicação questionam como poupar os seus ouvintes, espectadores ou leitores. Portanto, não é surpreendente encontrar este tema entre os sete tópicos que estruturarão o programa da sétima edição do Festival Internacional de Jornalismo, organizado pelo grupo Le Monde, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de Julho na vila de Couthures-sur-Garonne (Lot-et-Garonne).
Este tópico, intitulado "Informar sem deprimir, é possível?", será objecto - como cada um dos outros seis - de três meio-dias de debates, trocas e encontros. Três dias imaginados e animados por Simon Roger, chefe do serviço Planète no Monde, Jon Henley, correspondente do jornal britânico The Guardian para a Europa, e Camille Hurcy, estudante do Instituto de Jornalismo Bordeaux-Aquitaine (IJBA).
“Falaremos, obviamente, da urgência climática, da guerra na Ucrânia, das consequências da pandemia de Covid-19, mas também do jornalismo de solução e do jornalismo de impacto” afirma a organização do evento.
Entre os primeiros meios de comunicação que confirmaram a sua presença além dos títulos do Grupo Le Monde e de L'Obs, estão France Inter, Europe 1, France 2, France 3 Nouvelle-Aquitaine, Sud Ouest, Midi olympique, as revistas Far Ouest, XXI e 6Mois, Mediapart, El Pais, Le Temps, Corriere della Sera, Der Spiegel, The Guardian, Radio Canada, RTBF (Bélgica), RTS (Suíça), etc. O programa detalhado do Festival será anunciado no final de Abril.