Jogos Olímpicos como oportunidade de crescimento para média franceses
A imprensa francesa já está a preparar a cobertura dos Jogos Olímpicos, e o Le Monde vê o acontecimento como uma oportunidade para aumentar o número de subscritores que lêem a sua edição em inglês.
Os Jogos Olímpicos de Verão realizam-se em Paris de 26 de Julho a 11 de Agosto.
Cem anos depois de ter sido anfitriã dos Jogos Olímpicos pela última vez, a capital francesa irá receber milhões de turistas, espectadores e atletas.
O assunto central serão naturalmente os acontecimentos desportivos, mas, para a imprensa, as questões “são igualmente políticas, económicas, geopolíticas, ambientais e de segurança”, refere o Le Monde.
Esta é uma oportunidade histórica para os meios de comunicação social, com possível reforço significativo dos ganhos com publicidade.
Nesse sentido, as redacções estão a preparar programas especiais e a tentar obter o maior número possível de acreditações para aceder às zonas reservadas.
A agência noticiosa France-Presse (AFP), por exemplo, já anunciou que irá fazer a cobertura em texto, foto e vídeo em seis línguas — francês, inglês, árabe, espanhol, português e alemão. A AFP trabalha para 1800 são organizações de média em todo o mundo.
Também os jornais e as revistas têm estado a anunciar as suas estratégias para a cobertura dos Jogos.
Le Monde quer aumentar subscritores da edição em inglês
“Toda a gente vai estar com os olhos postos em Paris”, diz Arnaud Aubron, director de desenvolvimento do Le Monde, à Press Gazette, “e esperamos que algumas pessoas tenham interesse em receber as notícias directamente de um jornal francês”.
O Le Monde também está a pensar naqueles que se deslocarão a Paris. “As pessoas não vão passar a semana inteira no estádio… As pessoas também vão querer aproveitar a vida cultural e os restaurantes”, antecipa o responsável. “Acho que a melhor maneira de ter acesso a esta informação é através de um jornal francês”, afirma.
Sendo o Le Monde “a principal publicação francesa”, esta é “uma oportunidade entusiasmante para a edição em inglês”, acredita.
O Le Monde traduz actualmente cerca de metade dos seus conteúdos diários para inglês, com recurso a ferramentas de inteligência artificial, sendo os textos posteriormente editados por elementos da equipa.
O website da edição em inglês conta com cerca de cinco milhões de visitas mensais. A versão original, em francês, tem mais de 150 milhões de visitas.
O número de assinantes da edição inglesa do Le Monde corresponde a aproximadamente 10% do total de assinaturas do jornal, segundo Arnaud Aubron, citado pela Press Gazette.
O diário tem hoje, no total, 610 mil assinantes, sendo o objectivo chegar a um milhão em 2025.
A expectativa do Le Monde é de que os Jogos resultem no aumento do número de subscritores da edição em inglês, lançada há dois anos com o objectivo de expandir o seu mercado além do público francófono.
(Créditos da fotografia: Anne Jea., CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)