Imprensa em quebra de vendas em França e nos EUA
As tiragens dos jornais em França e nos Estados Unidos caíram em 2023, noticiam o Le Monde e a Press Gazette.
Apesar da tendência comum, o sector dos média apresenta cenários diferentes nos dois países, cada um com as suas particularidades.
Tiragens em França caem 4,6%
Em 2023, a distribuição de jornais e revistas em França rondou os 2,7 mil milhões de cópias (imprensa paga e gratuita), o que equivale a cerca de 7,5 milhões de exemplares por dia, além dos 75 milhões de visitas diárias a sites e aplicações, de acordo o organismo responsável pelas estatísticas do sector (Alliance pour les Chiffres dans la Presse et les Médias, ACPM).
Estes valores correspondem a uma queda de 4,6% em relação a 2022, noticia o Le Monde.
Em relação apenas à imprensa paga, os valores rondam os 2,4 mil milhões de exemplares vendidos, dos quais 721 milhões em sites e aplicações, indica a ACPM. Diariamente, foram, portanto, vendidos cerca de 6,6 milhões de exemplares em 2023.
As subscrições, sejam em papel ou digital, continuam a ser o canal principal de distribuição, correspondendo a 46% na imprensa francesa, segundo a ACPM.
“É de notar que 37% desta circulação é assegurada pela imprensa diária regional e 36% pelas revistas, enquanto a imprensa diária nacional fica com 16% do bolo”, diz o Le Monde.
A imprensa francesa assinala, ainda, a queda acentuada na circulação do Journal du Dimanche, associando estes resultados à polémica nomeação de Geoffroy Lejeune como director editorial da publicação. O jornal passou de cerca de 132 mil cópias vendidas em 2022 para 104 mil em 2023, uma queda de 21%.
Papel em queda, mas digital promissor nos EUA
No semestre de Março a Setembro de 2023, a média das tiragens dos 25 principais jornais norte-americanos caiu 14% em relação ao período homólogo, noticiou a Press Gazette.
Neste período, a média de jornais (em papel) vendidos por dia nos EUA, entre os 25 maiores diários, foi de 2,3 milhões. No semestre anterior, a média tinha sido de 2,6 milhões, de acordo com os dados da Alliance for Audited Media.
Os títulos mais vendidos continuam a ser o Wall Street Journal (cerca de 555 mil exemplares) e o New York Times (mais de 267,5 mil). Logo a seguir, vêm o New York Post (cerca de 131 mil) e Washington Post, o jornal detido por Jeff Bezos (mais de 127,5 mil). Finalmente, em quinto lugar, está o USA Today, do Grupo Gannett (o maior dos EUA), com uma tiragem diária média de 121,6 mil exemplares.
No entanto, os resultados na circulação em papel não encontram correspondência no formato online, com alguns títulos a apresentar crescimento no número de assinantes digitais, consequência do forte investimento nesta área.
O New York Times, por exemplo, contava, em Dezembro de 2023, com 9,7 milhões de assinantes digitais, e o Wall Street Journal tinha 3,5 milhões de assinantes.
“Embora o papel continue a ser uma importante fonte de receitas, os dados sobre as assinaturas digitais apresentam uma imagem mais promissora”, diz a Press Gazette.
(Créditos da fotografia: Bank Phrom no Unsplash)