“Grupo Figaro” alarga oferta online com dois novos canais
O Grupo Figaro anunciou o lançamento de dois novos canais, que complementam a sua oferta online, Le Figaro Live, criada em 2017. O desenvolvimento no sector audiovisual, que faz parte da estratégia do Grupo Figaro, lança agora o Le Figaro TV Île-de-France e o Le Figaro Radio.
Transmitido em HD e gratuito, o Le Figaro TV Île-de-France estará disponível em várias ofertas por cabo e operadoras de satélite. As suas raízes, na região de Île-de-France, estarão em destaque durante três horas por dia, com destaque para um evento diário, o "Bienvenue en Île-de-France", que pretende realçar a região, “revelar os seus actores e explorar as suas riquezas”, explica Victoire Sikora, a apresentadora do programa, que fará a abertura do canal.
A cultura, o património, a história, a descoberta e a arte de viver vão constituir a espinha dorsal da grelha de programação do canal, que acolhe também documentários, revistas, reportagens e emissões de espectáculos ao vivo.
“Não será um canal de notícias, nem um canal generalista, nem um canal de polémicas e confrontos”, afirma Alexis Brézet, director editorial do Grupo Figaro. “A nossa ambição é oferecer um canal para compreender o mundo que nos cerca: os seus desafios, as suas questões, as suas belezas e as suas promessas”, especifica. “É uma extensão do domínio da marca Le Figaro”, acrescenta.
Quanto ao Le Figaro Radio, a estação é transmitida em MHz, em Paris, Marselha e Nice, que irá depois, gradualmente, para outras cidades de França. Para além disso, também pode ser ouvida no site e nas apps Figaro, e em plataformas como Spotify ou Deezer.
O Le Figaro Radio "deseja oferecer um amplo espaço para análise e descodificação, a fim de se entenderem melhor questões actuais, e retomará os principais programas do Le Figaro em versão áudio, como crónicas, histórias e podcasts, complementados por uma programação musical "clássica soft rock" “muito aberta”, diz Laurence de Charette, vice-director editorial, responsável pelo audiovisual e redes sociais.
Para criar este canal de TV e esta estação de rádio, o Grupo montou um pólo audiovisual, com cerca de 30 jornalistas – incluindo 12 posições especialmente criadas para estes lançamentos.
No novo edifício do Figaro, onde o Grupo se instalará brevemente, um dos pisos será dedicado à produção audiovisual, com destaque para 5 estúdios (incluindo um auditório com plateia) e 4 salas de controlo técnico.
Segundo Marc Feuillée, director geral do Grupo, estes lançamentos representam um investimento de 6,5 milhões de euros.